quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Consumidores querem marcas mais autênticas

Pesquisa realizada pela Voltage mostrou que os brasileiros cobram mais valor humano das empresas

 Com o propósito de descobrir o que o brasileiros esperam das marcas, a Voltage divulgou em painel realizado nessa quarta-feira, 06, durante o MaxiMídia, os resultados de uma pesquisa inédita feita com 1,2 mil consumidores de diferentes classes sociais.


Entre as constatações da análise, ficou clara a demanda por empresas cada vez mais autênticas, sendo que a honestidade foi o atributo mais requisitado e citado por 62% dos pesquisados seguido pela transparência (39%), pela confiança que a marca transmite (36%) e pela integridade (30%).


A pesquisa apontou ainda que para 45% dos consumidores, a marca deveria se apresentar como amiga e para 42% levar economia ao seu bolso. "É interessante ver também que, no Brasil, 51% dos entrevistados ressaltaram que a relação entre custo e benefício é o principal influenciador no momento da decisão de compra. Na Inglaterra, onde essa mesma pesquisa foi realizada por nosso parceiro Future Laboratory, esse índice ficou em 82%", comentou Paulo Al Assal, da Voltage.


De acordo com Assal, os dados revelaram ainda que as empresas devem adquirir a consciência de que as pessoas não giram em torno de suas marcas e que claramente possuem outras inúmeras prioridades em suas vidas. "É interessante notar que 52% dos consumidores ouvidos se consideram neutros com relação às marcas, sendo que 31% se mostraram mais preocupados com a saúde e bem-estar de sua família e 14% com as mudanças climáticas, por exemplo. Como buscam muito por valores humanos embutidos nas marcas, eles rechaçam ainda qualquer tipo de publicidade demagoga e todo discurso vazio e não acompanhado da prática", disse o executivo.


Quando fechada na análise qualitativa feita com jovens formadores de opinião e especialistas das áreas de comunicação, as impressões também se confirmam, sendo evidente a necessidade de as empresas procurarem mostrar mais autenticidade, sustentabilidade e beleza em detrimento da falta de ética, de honestidade e de responsabilidade social. "Quando analisados os requisitos exigidos pelos consumidores, a Natura foi a marca que mais se destacou por conseguir transmitir todos os seus valores em seu produtos e em sua comunicação", revelou Assal.


Ao final de sua apresentação, Assal reuniu algumas dicas para as empresas que desejam conquistar a simpatia dos consumidores. São elas: nutrir uma conversação verdadeira com as pessoas, incentivar o espírito colaborativo e investir na criatividade. Para ele as marcas deveriam ainda participar culturalmente da vida das pessoas e se colocarem no centro da comunidade e não no topo da montanha.
Informações retirada meio e mansagem.

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